O gatinho e a caixa de areia.

O cheiro das fezes dos gatinhos pode incomodar muita gente e isso pode ser facilmente resolvido. O que você precisa observar antes de fazer qualquer mudança na caixa de areia é se a ração que seu gatinho come é a ideal para ele, se o vermífugo está em dia, se tem possibilidade do seu gatinho estar com giárdia.

Se estiver tudo certo com o seu gatinho existem algumas dicas que podem diminuir o odor das fezes na areia, vamos listar algumas aqui para vocês:

  • Farinha de mandioca: Ela potencializa a absorção dos líquidos e odores da areia. Você pode usar a proporção de meio de areia e meio de farinha de mandioca, ou 1 parte de farinha de mandioca para 3 partes de areia sanitária. Misture bem. Algumas pessoas usam apenas a farinha de mandioca. Ela tem uma absorção rápida e elimina grande parte dos odores.
  • Serragem ou casca de arroz: são mais difíceis de encontrar mas são muito absorventes e ajudam a eliminar os odores.
  • Óleo de eucalipto: Algumas pessoas utilizam 5 gotinhas na caixa de areia e misturam bem para ajudar a aliviar o odor. Mas tem que ser usado apenas quando a caixa estiver completamente limpa.
  • Ração de qualidade: quem investe na ração economiza no veterinário. Uma ração boa ajuda o animal a eliminar bolas de pelo, deixa a pelagem brilhante, melhora o funcionamento dos rins e do intestino e faz o coco e o xixi federem menos!
  • Talco infantil e bicarbonato de sódio: 2 colheres bem cheias de talco infantil + 1 colher cheia de bicarbonato de sódio ajudam a neutralizar o cheiro. Esta fórmula pode ser combinada também com outras, junto como com a farinha ou a serragem.

Que tipo de areia é o ideal?

A melhor areia é definitivamente a que eles mais gostam, deixe seu gato escolher. Ai seria bom você negociar com o seu gato caso não goste da areia e procurar um meio termo. No Viva Gato já testamos várias, a que eles mais gostam sem dúvida é a areia fina. Nós também gostamos dela por ser bastante absorvente e render muito, porém muitas pessoas preferem a areia mais grossa.  Ai é uma questão bem pessoal de acordo com as necessidades de cada um.

Qual areia nunca usar?

Areia de construção. Parece absurdo, mais muitas pessoas ainda insistem em usar. E sabe o que isso acarreta? Problemas de pele, mau cheiro e areia pela casa toda. Nuca usem, nunca mesmo!

Dicas interessantes sobre a areia

Nunca deixe ela próxima a comida do seu gato. Ninguém gosta de comer perto do banheiro.

Se tiver muitos gatos em casa, muita entrada e saída de gatinhos, é bom misturar sal grosso a areia dos gatos, para matar larvas e vermes.

Sempre tenha uma caixa para cada gato em casa. A caixa precisa ser grande o suficiente para eles entrarem com o corpo todo dentro dela e conseguir dar um volta em torno de si sem dificuldades.

A limpeza da areia deve ser feita no mínimo duas vezes ao dia. Mas o ideal é que ela seja feita sempre que o gato usar a caixa. Caso você tenha que ficar muitas horas longe de casa, deixe mais de 1 caixa por gato.

E você tem alguma dica? Algum segredo que dá super certo? Compartilha com a gente também!

About these ads